Olá, amigos! Aqui está nosso tão esperado blog!
Nele vocês encontrarão algumas dicas de Língua Portuguesa, para escrever e se comunicar com mais clareza, em qualquer situação: de um simples e-mail até um texto escolar, comercial ou universitário.
Para quem precisar, fazemos revisão de Língua Portuguesa em todo tipo de texto, observando coesão e coerência textuais, além de adequar a linguagem ao Novo Acordo Ortográfico e a estrutura às normas da ABNT, se for o caso. Orçamento sem compromisso.
É muito fácil e agradável navegar por aqui! Aproveite!


CONTATO
mawpdias@hotmail.com
yaradias@hotmail.com

PARÁFRASE É DIFERENTE DE CITAÇÃO. CÓPIA, ESQUEÇA!

É muito comum as pessoas utilizarem a expressão “Parafraseando Fulano de Tal,...”, e apresentarem na sequência uma citação. Veja bem! Paráfrase é a reprodução de um texto com explicações. Consiste em se basear numa referência, num autor, para desenvolver uma ideia, sempre conservando o que apresenta o texto original, mas sem copiá-lo. Na verdade, parafrasear alguém significa apresentar comentários e impressões, incluir outras ideias, transcrever com outras palavras, sem mudar o sentido do que afirmou o autor do texto que serviu de base para a produção da paráfrase. Nesse gênero textual, é necessário acrescentar aspectos importantes de uma opinião pessoal ou desenvolver críticas com boa fundamentação, sem deixar de indicar a fonte.

Já a citação serve para fundamentar e apoiar ideias durante a elaboração de textos. Elas sustentam ou ilustram pensamentos e proporcionam ao leitor a comprovação e o aprofundamento das informações fornecidas. Ao usar uma citação num texto, é preciso usar o texto original, ou partes dele, sem comentários ou interferências, e apresentar a identificação da publicação citada: autor, título da obra da qual se extraiu a citação, local, editora, data etc.

Já falamos outro dia sobre crimes de falsidade ideológica, estelionato e plágio cometidos em trabalhos acadêmicos. A cópia está diretamente relacionada com esses delitos. Jamais copie ideias alheias e as transcreva como se fossem suas. Se você apresentar dificuldade ou dúvidas para interpretar um texto ou escrever algo com suas próprias palavras, informe-se com seu professor orientador ou procure profissionais especializados.

EXISTE A PALAVRA PRESIDENTA?

A presidenta foi estudanta?
Existe a palavra PRESIDENTA?
Texto de Miriam Rita Moro Mine – Universidade Federal do Paraná

No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.

Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionarem à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.

Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha.

Diz-se: capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".

Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta". 

A QUEM POSSA INTERESSAR!


Queridos colegas, doutores advogados e demais interessados, "data venia", perdão pela intromissão... (e pela rima)... Não posso ficar calada diante do espetáculo de besteiras que tenho lido nos últimos dias, principalmente nas chamadas "redes sociais".
Sou uma mera (talvez complexada ou frustrada) bacharel em Direito, mas fui uma boa aluna durante o curso. Falo por mim. Nada a ver com este blog, mas boicoto o exame de ordem. Aos 43 anos, quase 44, sou contra essa prova, ainda mais com uma taxa de inscrição dessas - acho que 300 reais (pois não sou hipossuficiente...).
Graças a Deus, tenho outra profissão que me garante.
Engraçado. Nunca sonhei com a advocacia, mas com a magistratura. Então me pergunto todos os dias: até que ponto um exame de ordem testa um advogado, ou um delegado, ou um magistrado, ou seja o que for? Os elaboradores dessa prova conseguiriam responder às próprias questões que formulam, recém-saídos das atuais instituições de ensino brasileiras?
Não se trata de (in)constitucionalidade do exame, questão esta que vem sendo muito debatida nos últimos dias. Feliz ou infelizmente, com muita sorte, filhos de advogados, promotores e procuradores, além de estudantes que, de alguma forma, convivem no meio jurídico, entre outros, adquirem a experiência e os conhecimentos necessários para obter êxito no teste. Muitas vezes pessoas que não precisam trabalhar e sobreviver pelas próprias pernas durante o curso...
Gente: e quem não tem isso, pelas imposições da vida? Está fora? O que dizer disso? O problema é sério. O que realmente funciona hoje nesse país? Educação? Distribuição de renda? Saúde? Política? Casa própria?... Senhoras e senhores, reflitam... Alguém me responda: o que funciona hoje em nosso país??? O QUE FUNCIONA HOJE EM NOSSO PAÍS???
Fugindo do tema deste blog, excepcionalmente hoje: esse exame de ordem serve pra quê? Realmente é necessário, ou se trata de uma imposição burocrática e elitista?

FIQUE ALERTA!!!

Como vocês sabem, estamos acostumadas a receber propostas para a realização de diversos tipos de trabalho: revisão de monografias, teses, artigos, materiais didáticos, análise de língua portuguesa, consultoria e outros. Porém, sem saber, algumas pessoas nos solicitam que façamos o trabalho na íntegra, o que, embora muitas delas não saibam, é CRIME! Parece uma atitude simples, mas uma pessoa não pode produzir um texto para que outra pessoa o assine como seu. Veja como isso é sério:

Código Penal – Falsidade Ideológica

Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:
Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.
Parágrafo único - Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificação ou alteração é de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte.

Já nos deparamos também, durante nossa trajetória profissional, com textos copiados de outros trabalhos acadêmicos e assinados por outra(s) pessoa(s), o que caracteriza outro grave delito: o PLÁGIO.

Código Penal - Violação de direito autoral

Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: (Redação dada pela Lei 10.695, de 1º.7.2003)
Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. (Redação dada pela Lei 10.695, de 1º.7.2003)
§ 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: (Redação dada pela Lei 10.695, de 1º.7.2003)
Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. (Redação dada pela Lei 10.695, de 1º.7.2003)

Os orientadores de monografias estão de olho nisso (ainda bem!!!) e a quantidade de monografias plagiadas tem diminuído. O atendimento personalizado durante nosso trabalho de revisão envolve a orientação de nossos clientes nesse sentido. Se você ainda tem dúvidas quanto à importância da revisão de seu texto, seja ele qual for, faça a melhor opção: converse com a gente e esclareça todas as suas dúvidas.

Neste link é possível saber como isso acontece e quais as consequências para quem faz esse tipo de "trabalho"...
http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/golpe_das_monografias.htm

Dê uma boa olhada nisso e fique alerta!!! 

OS DOIS LADOS DA LÍNGUA PORTUGUESA

É muito comum as pessoas dizerem que não gostam de língua portuguesa. Na verdade, o que acontece é que a maioria delas não gosta da disciplina de Língua Portuguesa, e não do idioma.

Nas escolas, ensina-se língua portuguesa por meio de diversas regras, e quando os alunos tentam aplicá-las em exercícios elas não funcionam. Pergunte a seus amigos, colegas, vizinhos, familiares e até a si mesmo o que faz uma pessoa não gostar de estudar a língua falada e escrita de seu próprio país. As benditas regras, certamente, serão a primeira resposta! Mas todas as línguas, em todos os países, apresentam regras, não é mesmo? E agora?

Talvez, o mesmo valor que se dá ao Brasil é o que se dá à língua portuguesa. Você já parou para pensar nisso? Nosso país é repleto de pessoas que só dão valor às cores da bandeira em dia de jogo de futebol, na Copa do Mundo, e olha lá... mesmo sem ao menos saber cantar o Hino Nacional Brasileiro, que aliás tem uma letra linda! Valorizar a língua que se fala e escreve é um importante e imprescindível passo para se perceber o Brasil como Pátria.

LER. Essa é uma atividade que não deve ser executada apenas na escola, com a obrigação de mostrar ao professor o conteúdo de um texto ou de um livro. Trata-se de uma prática que precisa fazer parte da vida de todos nós, adultos e crianças. A internet está aí para nos ajudar, com livros on-line e excelentes textos de inúmeros gêneros. É só saber escolher e deixar a preguiça de lado! E o melhor: é de graça!

PARA NÃO PAGAR MICO

Não temos a menor pretensão de corrigir o modo de falar das pessoas. Com as dicas de hoje queremos apenas mostrar que em certas ocasiões precisamos tomar alguns cuidados para não “pagar mico”, OK? Preste atenção na forma padrão de algumas palavras e expressões, e procure utilizá-las!

Você não come mortandela. O que você come é mortadela.

Aquele sujeito deitado na rua não é um mendingo, mas sim um mendigo.

Ninguém toma iorgute. Todos tomam iogurte.

Seu sapato não possui cardaço, mas sim cadarço.

Nunca diga "haviam muitas pessoas no local". Nesse caso, o verbo haver não tem um sujeito com quem concordar, pois ele tem o sentido de existir. Logo, o correto é "havia muitas pessoas no local".

Você não chega em casa meia cansada. Você chega meio cansada. Deixe a meia para colocar no pé.

Você não chega do futebol soando, a não ser que seja um sino. O correto é suando.

Não use a expressão "a nível de", que é um modismo criado nos últimos anos. Use "em nível de". Por exemplo: "O problema será resolvido em nível de diretoria". A exceção ocorre quando nos referimos a um nivelamento. Por exemplo: "Esta cidade fica ao nível do mar".

Elimine as palavras seje e esteje do seu vocabulário, pois elas não existem. Nunca escreva para um amigo dizendo "seje feliz" ou "espero que esteje bem".

Ninguém tem poblema ou probrema. As pessoas têm problemas.

Minha mãe pediu para eu fazer, para eu comprar e não para mim fazer ou para mim comprar.

Não havia "menas pessoas" na aula ontem. Havia "menos pessoas".

Não peça trezentas gramas de queijo. É O grama e não A grama.

Ele não é di menor, nem di maior. É simplesmente maior ou menor de idade.

É bastante comum, principalmente no telemarketing, o uso excessivo do gerúndio. Não diga "vou estar mandando", "vou estar verificando" e sim "vou mandar", "vou verificar". Por exemplo, se você disser: "esta semana estarei lhe enviando um e-mail", pode parecer que passará a semana toda enviando um e-mail para a pessoa. Portanto, prefira dizer "esta semana irei lhe enviar um e-mail".

Não diga "fazem dois anos". O verbo fazer, quando designa tempo, é impessoal. O correto é "faz dois anos".

Não existe evento beneficiente. Existe evento beneficente.

Se você é homem, diga obrigado. Se for mulher, diga obrigada.

DESAFIO!


Está lançado o desafio! Quem se arrisca a comentar? Vamos lá, pessoal! São pérolas de vestibular, das quais não conseguimos a fonte... Mas...
Vamos pagar dois ingressos de cinema, à sua escolha! Participe, não só pelos ingressos... mas para dar sua opinião mesmo! É isso que importa...
O melhor comentário ganha. Resultado dia 23 de outubro.

Prova de Português
- Ditongo é a repetição da música típica mais popular da Argentina.
- Preposição, conforme diz a palavra pela sua própria entomologia, é a que é colocada antes da outra que é mais importante.
- Sujeito é a pessoa com quem a gente está falando.
- Concordância é quando nós estamos de acordo com o que o outro falou.

Prova de História
- Tiradentes, depois de morto, foi decapitulado.
- Entres os índios de América, destacam-se os aztecas, os incas, os pirineus, etc.
- Em Esparta as crianças que nasciam mortas eram sacrificadas.
- Com a morte de Jesus Cristo os apóstolos continuaram a sua carreira.
- Entre os povos orientais os casamentos eram feitos "no escuro" e os noivos só se conheciam na hora h.
- "... então o governo precisou contratar oficiais para fortalecer o exército da marinha".

Prova de Geografia
- A capital de Portugal é Luiz Boa.
- O principal rio nos Estados Unidos é o Mininici.
- Oceano é onde nasce o Sol; onde ele nasce é o nascente e onde desce decente.
- As constelações servem para esclarecer a noite.
- As principais cidades da América do Norte são Argentina e Estados Unidos.
- Os planetas são 9: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte. os outros 5 eu sabia mas como esqueci agora e está na hora de entregar a prova, o sr. não vai esperar eu lembrar, vai? (e espero que não vai abaixar a nota por causa disso).

Provas de Ciências, Física, Química e Biologia
- Biologia é o estudo da saúde. E para beneficiar a saúde é que o Dr. Fontoura inventou o biotônico.
- Ecologia é o estudo dos ecos, isto é, da ida e vinda dos sons.
- Solo é quando numa orquestra um dos músicos "capricha" sozinho e os outros ficam na escuta.
- Antibióticos são esses remédios que os médicos receitam para liquidar com a febre dos doentes, mas muitas vezes liquidam é com o doente.
- Assexuada é a pessoa que não está nem do lado de cá nem do lado de lá.
- Resposta à pergunta: "Em quantas partes se divide a cabeça?" Resposta: "Depende da força da cacetada".

Exame de Música
- Ritmo é a parte da Música que serve para batucar.
- Sinfonía é a parte da orquestra em que os músicos só tocam sanfona.
- Batuta é aquela varinha que os maestros usam para ameaçar os músicos, caso estes toquem errado.

VÍRGULA

A vírgula pode ser uma pausa... ou não.
  Não, espere.
  Não espere. 

Ela pode sumir com seu dinheiro.
  23,4.
  2,34. 

Pode ser autoritária...ou gentil
  Aceito, obrigado.
  Aceito obrigado. 

Pode criar heróis.
  Isso, só ele resolve.
  Isso só ele resolve. 

E vilões.
  Esse, juiz, é corrupto.
  Esse juiz é corrupto.

Ela pode ser a solução ou expressar  desalento.
  Vamos perder, nada foi resolvido.
  Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
  Não queremos saber.
  Não, queremos saber!

Leia agora esta frase em voz alta, em três formulações: 
- Sem vírgula
- Duas com uma vírgula em diferentes pontos do texto.

1. "Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro à sua procura".
2. "Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria de quatro à sua procura".
3. "Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro à sua procura".

30 DICAS PARA ESCREVER BEM

Este texto contém 30 dicas que explicam de maneira bem-humorada o que devemos evitar fazer quando escrevemos um texto. Muito bom!

1. Evite ao máx. a utiliz. de abrev., etc.
2. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.
3. Anule aliterações altamente abusivas.
4. não esqueça as maiúsculas no início das frases.
5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
6. O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou??… então valeu!
9. Palavras de baixo calão, porra, podem transformar seu texto numa merda.
10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.
11. Evite repetir a mesma palavra pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: “Quem cita os outros não tem ideias próprias”.
13. Frases incompletas podem causar
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou, por outras palavras, não repita a mesma ideia várias vezes.
15. Seja mais ou menos específico.
16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
17. A voz passiva deve ser evitada.
18. Utilize, a pontuação corretamente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar, sem sentido especialmente será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação
19. Quem precisa de perguntas retóricas?
20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.
21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.
22. Evite mesóclises. Repita comigo: “mesóclises: evitá-las-ei!”
23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!!
25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão da ideia nelas contida e, por conterem mais que uma ideia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos  componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular pelo uso de frases mais curtas.
26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza.
27. Seja incisivo e coerente, ou não.
28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambiguidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante.
29. Outra barbaridade que tu deves evitar, chê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras, carajo!… nada de mandar esse trem… vixi… entendeu bichinho?
30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá aguentar já que é insuportável o mesmo final escutar…

VEJA SÓ...

Texto original
As sociedades anônimas são espécies de sociedades estatutárias, também chamadas de “institucionais” e mesmo sendo uma atividade econômica civil, a S.A. será sempre considerada sociedade empresária.
Trata-se, considerando seus aspectos jurídicos de maneira inovadora, de uma macroempresa, pois exerce atividades econômicas vultuosas, sendo assim possui dimensões gigantescas, capta inúmeros recursos, inflete na economia popular, criando um mercado ativo de ações e obrigações, participam milhares de acionistas com capital gerando uma cumulação absurdamente grande. Sua designação atual é a de multinacional.

Texto revisado
A sociedade anônima será sempre compreendida como empresária, embora apresente características estatutárias, também chamadas de “institucionais”, e desempenhe atividades econômicas civis.
Atualmente designada como multinacional, a sociedade anônima constitui-se numa macroempresa, analisando-se de maneira inovadora seus aspectos jurídicos e considerando-se que essas atividades econômicas assumem imensurável dimensão. A captação de recursos é incontável, o que reflete na economia popular, mantendo ativo o mercado de ações e obrigações. Essa sociedade compõe-se de milhares de acionistas e seu capital origina elevado índice de cumulação.


Estudantes e professores, comentem essa correção! Agradecemos muito!