Olá, amigos! Aqui está nosso tão esperado blog!
Nele vocês encontrarão algumas dicas de Língua Portuguesa, para escrever e se comunicar com mais clareza, em qualquer situação: de um simples e-mail até um texto escolar, comercial ou universitário.
Para quem precisar, fazemos revisão de Língua Portuguesa em todo tipo de texto, observando coesão e coerência textuais, além de adequar a linguagem ao Novo Acordo Ortográfico e a estrutura às normas da ABNT, se for o caso. Orçamento sem compromisso.
É muito fácil e agradável navegar por aqui! Aproveite!


CONTATO
mawpdias@hotmail.com
yaradias@hotmail.com

CAMPANHA CONTRA O GERUNDISMO

(Texto de Marilene Dias)
Desde que se tornou mania nacional, o gerundismo já passou por inúmeros debates e já foi motivo de muita polêmica entre estudiosos da língua portuguesa brasileira, mas as pessoas insistem em usá-lo, mesmo sem querer - trata-se de um vício de linguagem que tomou conta de todos.
Esse vício linguístico é chato (muito chato, aliás), mas ao mesmo tempo é democrático, pois alcança indivíduos de todas as classes, profissões, homens e mulheres, em filas de banco, reuniões, ao telefone, em conversas, e-mails e salas de aula. Todos “podem estar usando” o gerúndio, a qualquer momento... em qualquer lugar.
Sírio Possenti, linguista da Universidade de Campinas, afirma que, ao adotar gerúndios em frases ou expressões que não o exigem, se finge anunciar ação futura com precisão, mas isso não acontece.
Por isso lançamos esta Campanha Contra o Gerundismo. Façam a diferença e mostrem a seus amigos, familiares e colegas de profissão como é fácil se expressar com clareza sem usar gerúndios o tempo todo.
Troque “Vou estar fazendo...” (horrível isso...) por “Vou fazer...” ou “Farei...”; “Posso estar ligando...” (esse é pior...) por “Vou ligar...” ou “Ligarei...”; “Poderei estar chegando...” (sem comentários...) por “Vou chegar...” ou “Chegarei...”.

2 comentários:

  1. Neurologicamente o gerúndio é mais hipnótico. Em sessões de hipnose é comum o hipnólogo dizer:
    "A medida que vai lendo, cada palavra, vai se concentrando mais e mais. Quanto mais linhas for lendo, mais e mais a concentração vai aumentando. Ouvindo, vendo, respirando o seu consciente está operando. Sentindo, presenciando a energia do sentimento, o seu inconsciente está ativado".

    Seria o modo correto de utilizar o gerúndio?
    Seria um preciosismo se ater a questões assim?

    Gostei do blog, sucesso!

    ResponderExcluir