Olá, amigos! Aqui está nosso tão esperado blog!
Nele vocês encontrarão algumas dicas de Língua Portuguesa, para escrever e se comunicar com mais clareza, em qualquer situação: de um simples e-mail até um texto escolar, comercial ou universitário.
Para quem precisar, fazemos revisão de Língua Portuguesa em todo tipo de texto, observando coesão e coerência textuais, além de adequar a linguagem ao Novo Acordo Ortográfico e a estrutura às normas da ABNT, se for o caso. Orçamento sem compromisso.
É muito fácil e agradável navegar por aqui! Aproveite!


CONTATO
mawpdias@hotmail.com
yaradias@hotmail.com

PARÁFRASE É DIFERENTE DE CITAÇÃO. CÓPIA, ESQUEÇA!

É muito comum as pessoas utilizarem a expressão “Parafraseando Fulano de Tal,...”, e apresentarem na sequência uma citação. Veja bem! Paráfrase é a reprodução de um texto com explicações. Consiste em se basear numa referência, num autor, para desenvolver uma ideia, sempre conservando o que apresenta o texto original, mas sem copiá-lo. Na verdade, parafrasear alguém significa apresentar comentários e impressões, incluir outras ideias, transcrever com outras palavras, sem mudar o sentido do que afirmou o autor do texto que serviu de base para a produção da paráfrase. Nesse gênero textual, é necessário acrescentar aspectos importantes de uma opinião pessoal ou desenvolver críticas com boa fundamentação, sem deixar de indicar a fonte.

Já a citação serve para fundamentar e apoiar ideias durante a elaboração de textos. Elas sustentam ou ilustram pensamentos e proporcionam ao leitor a comprovação e o aprofundamento das informações fornecidas. Ao usar uma citação num texto, é preciso usar o texto original, ou partes dele, sem comentários ou interferências, e apresentar a identificação da publicação citada: autor, título da obra da qual se extraiu a citação, local, editora, data etc.

Já falamos outro dia sobre crimes de falsidade ideológica, estelionato e plágio cometidos em trabalhos acadêmicos. A cópia está diretamente relacionada com esses delitos. Jamais copie ideias alheias e as transcreva como se fossem suas. Se você apresentar dificuldade ou dúvidas para interpretar um texto ou escrever algo com suas próprias palavras, informe-se com seu professor orientador ou procure profissionais especializados.

2 comentários:

  1. subentendido professor Citação é a reprodução do texto original como fonte de afirmação ou comprovação sem alterar sua forma original...quanto Paráfrase é a argumentação do texto com uso de suas próprias palavras ou ideias novas ,a partir do texto anterior respeitando a visão ou sentido do autor originário.um forte abç! Marcello Nunes,Poa-RS

    ResponderExcluir